Os brasileiros parecem estar “enchendo os olhos” da Sauber, em seu projeto de reestruturação da equipe.
Depois de reformular sua dupla de pilotos para a temporada 2025, com o jovem Gabriel Bortoleto sendo escolhido para atuar ao lado do veterano Nico Hulkenberg, agora a escuderia começa a trabalhar para definir quem será o piloto reserva.
Recentemente surgiram rumores do interesse da equipe em Felipe Drugovich para a função. Não é a primeira vez que o talentoso brasileiro tem seu nome vinculado ao time suíço, apesar do contrato que mantém com a Aston Martin desde setembro de 2022.
Sem ainda interesse em liberá-lo para outras equipes, o time de Silverstone em troca deu a ele a oportunidade de realizar um número maior de testes em cada temporada, incrementando seu desenvolvimento.
Embora a especulação tenha sido retomada com força nos últimos dias, a assessoria de imprensa de Drugovich ainda não confirmou um acordo, o mesmo ocorrendo em relação à própria Sauber.
O novo piloto da Red Bull, Liam Lawson, disse ao podcast Pitstop que “se alguém merece um lugar agora, é Drugovich”, observando que em treinos livres de que participou, ele foi mais rápido que os titulares da F1 Lance Stroll e Fernando Alonso.
Bortoleto impressiona
Se a Sauber ainda está em dúvida sobre qual reserva irá nomear, a equipe carrega uma certeza: a inegável competência de Gabriel Bortoleto.
Isso ficou claro ao classificar de “excelente” o resultado dos primeiros testes do brasileiro em Ímola, realizados nos dias 22 e 23 de janeiro, onde o piloto demonstrou grande habilidade e potencial a bordo do C43, apesar das condições climáticas desfavoráveis.
Na semana ada, mais dois dias de treinos foram realizados, desta vez em Barcelona.
Enquanto em Ímola o trabalho teve como foco o treinamento de largadas e pit stops, na Espanha Bortoleto conseguiu experimentar as curvas rápidas do circuito e explorar mais as características do motor híbrido, algo que não está presente nas unidades das categorias de o.
Após a atividade na Espanha, o novo representante do Brasil na F1 divulgou um vídeo em suas redes sociais, afirmando que “está pronto para o campeonato de 2025”.
Essa confiança reforça que, internamente, Gabriel mal chegou e já está muito bem cotado pela equipe, e é por essa razão que a McLaren bate o pé quanto à duração do acordo com a Sauber.
Os ingleses aceitaram o contrato por dois anos, tempo que coincide com o fim do contrato vigente de Oscar Piastri.
Hulkenberg nega apoio
Bortoleto mostra segurança quanto ao seu potencial. E vai ter mesmo que “se garantir”, já que Hulkenberg foi taxativo ao avisar que não tem nenhuma intenção de atuar como ‘mentor’ do brasileiro e que vai focar apenas em sua carreira.
Talvez essa manifestação de egoísmo possa até beneficiar o brasileiro, considerando que a temporada de 2025 será a 12ª de Hulkenberg como piloto titular na Fórmula 1, e que o veterano alemão ainda ostenta o nada invejável recorde de ser o piloto que mais disputou GPs sem nunca ter subido ao pódio.
Tsunoda na Red Bull
Enquanto a Sauber avalia as opções, a Red Bull já definiu seu piloto reserva. Trata-se do japonês Yuki Tsunoda, que poderá então substituir Verstappen ou Lawson em uma corrida, em caso de necessidade. Por outro lado, por ser também piloto titular da equipe B (a Racing Bulls), caso ele ou Isack Hadjar precise ser substituído, entrará na pista
como reserva o também japonês Ayumu Iwasa.
Bottas em três equipes
Se Drugovich poderá ter a chance de atuar como substituto em duas equipes, Valtteri Bottas surge com oportunidades triplicadas.
O atual reserva permanente da Mercedes poderá estar disponível também por empréstimo para as equipes clientes Williams e McLaren, que usam motores da alemã.
A última temporada da Fórmula 1 mostrou como é importante ter bons pilotos reservas. No caso da Williams, a justificativa é de que Luke Browning não está pronto para a função. Na McLaren, o mexicano Pato O’Ward acaba de renovar o contrato, mas não poderá estar sempre atuante, pois também corre na Indy. Assim, a opção para as duas escuderias seria utilizar um dos reservas da Mercedes.