Menu
Alta Velocidade
Alta Velocidade

Norris quebra hegemonia de Verstappen e Fórmula 1  ganha emoção e novos contornos na volta das férias

A queda do domínio da Red Bull, que começou no GP de Miami (exatamente com a primeira vitória de Norris)

João Luiz da Fonseca

27/08/2024 6h52

whatsapp image 2024 08 26 at 19.55.33

Foto: João Luiz da Fonseca

[email protected]

A Fórmula 1 2024 voltou das férias animada, com a expectativa lá em cima. E não é para menos: o nível das corridas subiu, a disputa aumentou e o gostinho de “quero mais” foi a tônica da manhã do domingo. 

Pois bem: o GP da Holanda, disputado em Zandvoort e que teve a vitória esmagadora de Lando Norris (foto), entregou a emoção na mesma proporção com a qual a edição era aguardada.

A queda do domínio da Red Bull, que começou no GP de Miami (exatamente com a primeira  vitória de Norris), deu lugar a um grid muito mais equilibrado e, a partir de então, todas as quatro equipes líderes venceram corridas durante os últimos GPs, mostrando serem capazes de conquistar vitórias. 

Max Verstappen, da Red Bull, ainda é líder do campeonato, mas tem visto a diferença para Lando Norris, da McLaren, cair a cada corrida, estando atualmente em 70 pontos.

O time laranja tem conquistado vitórias e pódios regularmente, e regressou das férias determinado a interromper o domínio do holandês no Grande Prêmio dos Países Baixos, onde o piloto da Red Bull venceu três vezes consecutivas. E conseguiu!

Andrea Stella, chefe da equipe, reconhece que a vitória em Zandvoort teve um sabor especial para a McLaren, que não vencia no circuito desde 1985.

O chefe italiano também elogiou sua equipe técnica pela transformação do carro, que agora se mostra mais competitivo em áreas onde antes era fraco. 

Mau começo para Norris. E daí?

Quando Norris perdeu a liderança na largada, houve ecos dos eventos da Espanha, Hungria e Bélgica, em todos os quais suas chances de vitória foram comprometidas por ter sido ultraado na primeira volta, seja por uma largada lenta ou por um erro.

Desta vez, não havia nada com que se preocupar. Norris conseguiu facilmente ultraar Verstappen nas primeiras voltas, numa clara indicação de que a vantagem se consolidaria em ritmo confortável.

E quando os pneus de Verstappen começaram a pipocar depois de cerca de 15 voltas – ele estava reclamando que eles estavam “dormentes” e “sem aderência” -, Norris entrou em ação.

A confiança da McLaren em seu ritmo também ficou evidente nos boxes, quando o engenheiro de Norris, Will Joseph, disse que Verstappen poderia tentar ultraá-lo – parar mais cedo e retomar a liderança com pneus novos – mas eles não estavam preocupados com isso.

No final, eles não precisaram se preocupar mesmo. Norris estava mais de cinco segundos na frente quando Verstappen parou para trocar pneus na volta 27, e a McLaren conseguiu cobri-lo com uma parada na volta seguinte para permitir que seu piloto continuasse a controlar na frente.

A corrida entregou ação e emoção. E vem mais por aí!!!

O próprio Lewis Hamilton avalia que as provas restantes continuarão sendo eletrizantes.“É realmente fantástico para o esporte ter equipes e pilotos tão próximos”, disse ele.

Em resumo: faltando nove etapas para o fim da temporada – e com Verstappen enfrentando o maior jejum de vitórias da carreira nos últimos quatro anos, há cinco GPs sem ganhar -, a briga pelo título ganha fôlego e a emoção na pista vai continuar.

Hamilton está de acordo: “Com certeza. E espero que tenhamos uma luta ainda maior no ano que vem”. Nós também!!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado