Embora a temporada 2025 da Fórmula 1 só comece oficialmente em março, as atualizações das equipes têm surgido a cada instante, e entre os assuntos em evidência está a contratação dos pilotos reservas.
A Aston Martin manteve o brasileiro Felipe Drugovich como reserva e piloto de testes para a nova temporada. O brasileiro ocupa o posto desde setembro de 2022 e neste ano estará ao lado de Stoffel Vandoorne, que ocupava a mesma vaga na McLaren.
Vale lembrar que cada equipe tem dois titulares para a temporada, e o reserva surge exatamente para intervir nos casos em que um deles não pode eventualmente estar no grid, devido à doença, lesão ou mesmo suspensão.
Os pilotos reservas também estão presentes na maioria, se não em todos, os fins de semana de Grandes Prêmios, mesmo que não precisem ser chamados para correr.
Além disso, têm outras tarefas importantes dentro da equipe, que podem incluir trabalho em simulador, participação em reuniões de engenharia, testes e muito mais.
Não é segredo que para os pilotos de testes, dos programas de desenvolvimento das equipes e reservas, o maior objetivo é o de ocupar a lista de potenciais nomes a estarem, um dia, no grid de Fórmula 1.
Mas ser reserva não é, necessariamente, garantia de que será chamado para correr, mesmo que no dia a dia tenha um papel fundamental nas atividades gerais.
Contudo, a temporada de 2024 foi um grande exemplo de que eles chegam, sim, a ter uma chance real de estar no cockpit e podem inclusive surpreender em eficiência quando atendem ao chamado de sua equipe.
No ano ado, Carlos Sainz sofreu de apendicite e foi submetido a uma cirurgia em março. O espanhol ficou de fora do Grande Prêmio da Arábia Saudita e precisou se ausentar da corrida. Para que a Ferrari tivesse os dois carros na pista, a equipe precisou usar o piloto reserva, Oliver Bearman (atual titular da Haas), para substituir o espanhol.
Outro grande exemplo é Franco Colapinto, que assumiu o cargo de piloto da Williams no meio da temporada 2024 e surpreendeu com bons resultados.
No lugar de Logan Sergeant, o argentino somou cinco pontos em nove corridas e chamou atenção de outras equipes do grid.
Geralmente os reservas são jovens talentos que estão sendo preparados para uma futura função de titular, mas também podem ser pilotos experientes que trazem todo seu conhecimento na bagagem para ajudar a equipe a progredir.
O caso mais exemplar é o de Valtteri Bottas, que retornou à Mercedes como piloto reserva, após seu contrato na Sauber como titular chegar ao fim. Anteriormente em sua agem pela equipe alemã, ele formou dupla com Lewis Hamilton, de 2017 a 2021.
Ao lado de Bottas, Frederik Vesti continuará em sua função também como piloto reserva na Mercedes.
Outro anúncio recente neste âmbito é o da Haas. Kevin Magnussen perdeu o posto de titular, mas vai seguir na equipe como piloto de testes. Rumores dão conta de que ele já está negociando também a vaga de piloto reserva, a qual é há tempos cobiçada pelo brasileiro Pietro Fittipaldi.
Entre os outros times que já formalizaram seus auxiliares, particularmente chama atenção o caso da Alpine, que anunciou não um, nem dois, mas três pilotos reservas em 2025: Paul Aron, Ryo Hirakawa (que também atuará como piloto de testes e participará do TL1 em Suzuka) e Franco Colapinto.
O ex da Williams foi recrutado pela equipe sa como terceiro piloto, mas não é mais novidade que poderá ser rapidamente promovido a titular, se o estreante Jack Doohan não apresentar um desempenho rápido o suficiente.
Ao chegar na fábrica da Alpine, em Enstone, para seu primeiro dia oficial com a equipe em 23 de janeiro, ele foi logo avisando: “Estarei pronto, caso tenha que entrar no carro.”
Equipes que ainda não confirmaram
Entre as equipes que ainda não se pronunciaram oficialmente sobre seus pilotos reservas para a nova temporada estão a Ferrari, McLaren, Red Bull Racing, Racing Bulls, Williams e Haas.
Ferrari
Na Ferrari, Antonio Giovinazzi e Arthur Leclerc, já reservas em 2024, devem ser reconduzidos a esse cargo. No entanto, após perder sua vaga como titular na Sauber, Zhou Guanyu diz que a Ferrari é uma das equipes interessadas em seus serviços como reserva para o próximo ano.
McLaren
Estrela da IndyCar, Pato O’Ward aparentemente continuará como piloto reserva da McLaren, depois de ter atuado na função em 2024. Ele ainda está no site da equipe e tem a função listada em sua biografia do Instagram.
Na temporada de 2024, fez sua estreia nos treinos livres no Grande Prêmio da Cidade do México, em seu país natal.
Racing Bulls
Na Racing Bulls, Ayumu Iwasa também pode retornar, embora Arvid Lindblad possa ser promovido ao papel de reserva durante a temporada.
Haas
Pietro Fittipaldi vive a expectativa de ser chamado pela equipe para ocupar o posto, mas Kevin Magnussen também mira acumular a função.
Williams
Substituído por Carlos Sainz na Williams, Logan Sargeant considerava uma posição de reserva dentro da equipe britânica, mas encontrou um novo ‘lar’ no automobilismo como piloto da equipe Genesis Magma Racing para a temporada 2025 da European Le Mans Series (ELMS).
Sauber
Théo Pourchaire foi piloto reserva da Sauber, mas deixou a equipe em 2024. A Sauber também anunciou a saída de Zane Maloney e Carrie Schreiner em dezembro de 2024. Com isso, a escalação do piloto reserva para 2025 ainda é uma incógnita.
Red Bull Racing
Com Sergio Pérez dispensado e Isack Hadjar promovido a titular da equipe B, o mercado ainda especula quem será deu piloto reserva.
Confira a lista das equipes :
Aston Martin
Pilotos principais: Fernando Alonso e Lance Stroll
Pilotos reservas: Felipe Drugovich e Stoffel Vandoorne
Mercedes
Pilotos principais: George Russell e Kimi Antonelli
Piloto reserva: Valtteri Bottas
Alpine
Pilotos principais: Pierre Gasly e Jack Doohan
Pilotos reservas: Franco Colapinto, Ryo Hirakawa e Paul Aron
McLaren
Pilotos principais: Lando Norris e Oscar Piastri
Possível reserva: Pato O’Ward (a confirmar)
Ferrari
Pilotos principais: Charles Leclerc e Lewis Hamilton
Possíveis reservas: Antonio Giovinazzi e Arthur Leclerc (a confirmar)
Red Bull Racing
Pilotos principais: Max Verstappen e Liam Lawson
Piloto reserva: a confirmar
Haas
Pilotos principais: Esteban Ocon e Oliver Bearman
Possível reserva: Pietro Fittipaldi (a confirmar)
Racing Bulls
Pilotos principais: Yuki Tsunoda e Isack Hadjar
Possível reserva: Ayumu Iwasa (a confirmar)
Williams
Pilotos principais: Alex Albon e Carlos Sainz
Piloto reserva: a confirmar
Sauber
Pilotos principais: Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto
Piloto reserva: a confirmar