Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

CCEE lança campanha publicitária para consumidores e reforça protagonismo no mercado livre de energia

Ação busca tornar o setor elétrico mais ível e ampliar o entendimento da população sobre o ambiente de contratação livre. CCEE atua como facilitadora do mercado energético e vê o novo formato de comunicação como pilar estratégico para aproximação com a sociedade

Analice Nicolau

16/05/2025 9h00

1747319626435

Em um marco inédito em sua história, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE lança sua primeira campanha publicitária voltada diretamente ao consumidor. Com foco na ampliação da visibilidade institucional e no fortalecimento do fácil o ao mercado livre de energia, a iniciativa tem como objetivo elucidar à população o trabalho realizado há 25 anos pela organização e seu papel no dia-a-dia dos brasileiros, além de enfatizar suas operações em prol do setor elétrico.

kv garotinha

Veiculada nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, a campanha ganha visibilidade em aeroportos, com banners e mídias Out of Home (OOH), vinhetas em rádios e múltiplas ativações em canais digitais. Sob o conceito “Mercado Livre de Energia. Você escolhe, a CCEE faz acontecer”, a comunicação destaca o papel estratégico da Câmara no fomento a um mercado eficiente, sustentável, seguro e cada vez mais ível aos consumidores.            

kv eólica

O início da divulgação, previsto para 13 de maio, contempla, primeiramente, a região metropolitana de Brasília, seguido por um cronograma de ações nas demais metrópoles. A estratégia digital acompanha as mesmas praças de interesse, com publicidade veiculada no Instagram, Facebook e YouTube.

O público-alvo da campanha engloba executivos de empresas que enxergam no mercado livre uma oportunidade para otimizar seus custos e aumentar a eficiência de seus negócios a partir da livre escolha de contratação. A comunicação estratégica é um dos desafios do setor elétrico, e a publicidade visa demonstrar o papel da CCEE como agente essencial que viabiliza um ambiente de negociação competitivo, sustentável e seguro.

kv hidreletrica

“A CCEE é muito mais do que uma operadora do mercado. Somos um protagonista ativo na revolução energética que o país vivencia, atuando com eficiência, competência técnica e inovação para garantir um mercado livre dinâmico e ível”, afirma Flávia Albuquerque, gerente executiva de Comunicação Institucional da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. “Esta campanha é um o importante para nos aproximarmos ainda mais dos consumidores, mostrando como nossa atuação diária impacta positivamente o o a um mercado com mais liberdade e oportunidades.”             

Recorde de migrações e crescimento do mercado livre em 2024             

O momento da campanha não poderia ser mais oportuno: o mercado livre de energia vive sua maior expansão. A Câmara concluiu a migração de 26.834 novos consumidores ao mercado livre em 2024, maior volume de toda a história do ambiente. De janeiro a abril de 2025, o setor registrou um crescimento de 38,7% no número de migrações comparado ao mesmo período do ano ado, beneficiando 9.893 novos clientes que aram a negociar livremente seus contratos de energia.

As áreas de maior volume migratório incluem estados como São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, além de crescimento expressivo nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. No Distrito Federal, região que dá início a campanha, foram totalizadas 380 migrações de consumidores ao mercado livre de energia entre janeiro de 2024 e abril de 2025.

A ação de marketing também visa destacar o papel da CCEE em fomentar discussões e propor soluções para o desenvolvimento do setor elétrico nacional, consolidando sua importância para todos os agentes do mercado. A Câmara atua como um pilar técnico e institucional, fomentando debates, propondo soluções e promovendo boas práticas. Com processos cada vez mais simples, digitais e íveis, a CCEE se destaca pela excelência operacional, transparência com agentes e associados, além do compromisso com a responsabilidade social e ambiental.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado