Em audiência pública que debateu os desafios da atualidade para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), nesta quarta-feira (2), a presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, a senadora brasiliense Damares Alves (Republicanos-DF), cobrou que os Três Poderes União priorizem a pauta para derrubar as barreiras ainda existentes pela inclusão.
“A pauta tem que estar na mesa o tempo todo. A pauta tem que ser prioridade no Brasil. As instituições que estão aqui sabem que urge a necessidade de fazermos uma ampla discussão com encaminhamentos e com busca de respostas”, disse a parlamentar.
A audiência pública faz parte do ciclo de debates sobre os direitos das pessoas com deficiência e doenças raras, requerido pela presidente da comissão, senadora Damares Alves (Republicanos).
No encontro, foram destacados avanços na legislação, ao tempo em que os presentes reforçaram a necessidade de novas medidas, como a aprovação da Política Nacional do Cuidado e a ampliação dos Centros de Referência para pessoas autistas no país.