Em Assembleia realizada nesta quinta-feira, o distrital Gabriel Magno articulou com o presidente da Câmara, Wellington Luiz, uma reunião entre representantes do Sinpro e representantes da Educação e da Economia, do GDF, mediada pelos dois parlamentares.
Pelo governo, estiveram Isaías, que é o secretário adjunto da educação e Trigueiro, pela Secretaria de Economia.
Então, Gabriel e o Sinpro pediram a instalação de uma Mesa Permanente de Negociação para tratar dos vários pontos solicitados pela categoria, como o reajuste, a reestruturação, nomeação de concursados e outros pontos pedagógicos e istrativos para iniciar esse processo, estabelecer um calendário de negociação e que o governo possa também apresentar as propostas para que se inicie de fato uma negociação efetiva.
A avaliação de Gabriel é que foi boa a reunião porque firmou-se esse compromisso do governo, tanto por meio da educação, quanto da economia, de abrir as negociações, a instauração concreta dessa Mesa. Agora os envolvidos estabelecerão um calendário de reuniões durante os próximos dias, para tentar se acertar no que for o possível e avançar imediatamente.
A categoria votou hoje pelo estabelecimento do “estado de greve” e vai desenvolver um calendário dos professores para acompanhar as negociações durante sua mobilização e o processo de negociação.
“Considero que foi uma reunião muito importante por estabelecer um processo continuo de negociação e nós vamos acompanhar e buscar auxiliar para que haja avanços importantes para a Educação do DF”, afirma Gabriel