Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Protagonismo feminino 

Assim que se reelegeu, o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse à imprensa que a candidata apoiada por ele, para sua sucessão, seria Celina Leão (PP), sua vice

Suzano Almeida

24/04/2025 19h51

whatsapp image 2025 01 21 at 12.36.43

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Fala-se que uma eleição começa assim que a anterior acaba e no Distrito Federal essa máxima — apesar de o pleito ser disputado a cada quatro anos, diferentemente dos demais estados onde ocorre a cada dois anos — não deixa a desejar.

Assim que se reelegeu, o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse à imprensa que a candidata apoiada por ele, para sua sucessão, seria Celina Leão (PP), sua vice.

damares

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A vitória de Damares Alves (Republicano) para o Senado, Érika Kokay (PT) e Bia Kicis (PL) para a Câmara dos Deputados, também as colocaram no centro das atenções, além, é claro, de Leila Barros (PDT), eleita senadora em 2018.

erika kokay

erika kokay

bia kicis

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Com todos esses nomes, a hora é de saber quem ocupará cada um dos espaços no tabuleiro eleitoral.

Algumas vagas são certas e cristalinas, como a tentativa de reeleição de Leila e a ida de Érika Kokay para a Câmara Alta.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Outras possibilidades ainda carecem de definição, com nomes fortes e com chances reais de tirar a vaga de figurões da política local. Esse é o caso da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que tende a uma vaga ao Senado e, ainda,

O banqueiro Augusto Lima e a ex-deputada e ex-ministra Flávia Peres (ex-Arruda)

(ex-Arruda), nome forte para retornar à Câmara Baixa do Congresso.

A verdade é que 2026 será a eleição das mulheres protagonistas e a hora em que os figurões da política local terão que trabalhar suas pautas visando esse público para não arem os próximos quatro anos de pijama em casa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado