O racha do PSDB nacional deixa mais evidente ainda a divisão do partido no DF. Enquanto o deputado federal Izalci Lucas é do time do senador Aécio Neves, a secretária Maria de Lourdes Abadia (Projetos Estratégicos) e o deputado distrital Robério Negreiros estão na ala abençoada, entre outros pelo governador Geraldo Alckmin (SP). Negreiros aponta uma fala do governador tucano, que defende a realização de prévias em todas as regionais, para alfinetar Izalci, que está como provisório na presidência do partido no DF: “Ainda presidente sem legitimidade, o deputado Izalci deveria aprender com o estadista Geraldo Alckmin. Fia a dica para quem quer ter o respeito de outros partidários.”
Prévias
Na fala, o governador diz ainda que “a democracia começa dentro de casa”, ao afirmar que as prévias legitima os escolhidos em cada unidade da Federação. “No DF, Izalci está isolado e cada dia mais fraco que choque de pilha”, alfineta o distrital tucano.
Ciuminho
O PSB é conhecido entre os partidos que já compam a base aliada do governador Rodrigo Rollemberg como “partido fominha” ou “olho grande”. Sempre brigou por espaços e quis abocanhar as áreas mais estratégicas do governo. Quando o Palácio do Buriti sacramentou o nome do deputado distrital Agaciel Maia (PR) para a Liderança do governo, os burburinhos tomaram conta das conversas, já que os partidários sempre souberam que ele não estaria com o governador em 2018, quando ele terá a difícil missão de se reeleger. Em entrevista ao Jornal de Brasília, na edição de hoje, Agaciel, com muita educação, comenta o ciúme do partido e reitera: não deve sair do PR.
Alvará digital
Um projeto do líder de governo, apresentado há dois anos e meio, tem enfrentado resistência dentro do próprio Executivo. Agaciel Maia quer a implementação de um sistema de licença de funcionamento digital, chamado por ele de “alvará digital”, em toda a istração pública do Distrito Federal. “O alvará digital vai criar estabilidade principalmente para quem quer investir”, justifica ele, para reiterar que a proposta é positiva para o Distrito Federal. A principal resistência, ele diz, vem da “própria burocracia do governo”.
Prioridade. Deveria ser
E, ao defender a proposta, ele alfineta: “Automatizar a istração deveria ser uma política publica prioritária para o governo.”
Tudo é meme
Virou meme o vídeo em que o deputado distrital Chico Vigilante (PT) aparece nas redes sociais anunciando que ontem era domingo, “12 de novembro de 2019”.
Lago Azul a caminho da regularização
A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) cadastrou 174 moradores que ocupam lotes no Condomínio Vivendas Lago Azul, na região do Grande Colorado, em Sobradinho. As edificações estão estabelecidas em áreas da União e a expectativa é de que a venda desses imóveis aos atuais ocupantes ocorra até meados de 2018.
Segurança
Os próximos os, diz o Governo Federal, serão a transferência da inscrição de ocupação, atualmente em nome da Associação de Moradores do Condomínio Vivendas Lago Azul, para os ocupantes e o registro do parcelamento no cartório de imóveis. A SPU diz ainda que também negocia com o Governo do Distrito Federal a cessão de uma área para a instalação de equipamentos públicos, necessária para a formalização do condomínio. “Nosso objetivo é dar cidadania e segurança jurídica a essas pessoas”, afirmou o secretário do patrimônio da União, Sidrack Correia.
Na fila
Além do Vivendas Lago Azul, o Governo Federal informou que está prevista a regularização do Condomínio Vivendas Bela Vista, que reúne 727 famílias em Sobradinho.
Tipo blogueiro
O deputado Reginaldo Veras (PDT) comemora a marca de 20 mil curtidas no Facebook. E, com a tática dos blogueiros que querem ganhar e fidelizar os seguidores, sorteou livros para atrair ainda mais internautas.