Com muita exclusividade, a coluna À Mesa foi convidada para conhecer um dos novos e maiores pólos turísticos do Brasil atualmente: o estado de Tocantins. Em pleno crescimento, Palmas e Jalapão tem sido os destinos mais procurados do brasileiros ultimamente. Por isso, separamos dicas do que conhecer por lá.

“Eu conto história pela comida”, disse Ruth em um dos primeiros momentos da entrevista à coluna. Não é força de expressão e nem metáfora. A chef Ruth Almeida – a maior revelação gastronômica de Tocantins – usa o ingrediente mais valioso em sua cozinha: o amor. Esse aroma especial é visto em cada milímetro da sua comida, nos detalhes, no sabor e na montagem dos pratos. Com uma bagagem histórica impressionante, Ruth, que foi de tribo quilombola, traduz todo o seu conhecimento para uma cozinha de afeto, onde um simples aroma de galinha caipira irá trazer o sentimento de acolhimento, amparo e o mais raro e importante: amor.
Ceviche diferenciado

Não é atoa que citamos o quão especial é a comida da chef Ruth Almeida. O que mais se destaca é a sua habilidade de utilizar insumos da terra tocantinense. Devido a quantidade de rios na região, peixes de água doce são muito comuns. Para respeitar isso, Ruth fez um ceviche especial de Pirarucu com leite de coco e manga (foto). É, literalmente, uma explosão de sabores.
Pirarucu como nunca visto

A valorização dos insumos brasileiros é algo que deve estar em pauta de todos os chefs do Brasil e Ruth Almeida entendeu isso como ninguém até hoje. E um dos pratos mais especiais que fez para a coluna, a chef trouxe a sofisticação para uma guarnição com predileções tipicamente indígenas. O Pirarucu rosado com tucupi e molho de açaí acompanhado de cuscuz de farinha de azeite de coco babaçu (foto) foi um dos pratos mais impressionantes que a coluna já provou.
Comida especial

No eixo da cidade de Palmas, os restaurantes também respeitam muito todos os insumos que a terra os presenteiam. No restaurante Cabana do Lago, essa receita de entender tudo que conta a história do local faz o maior sucesso. Por isso, é possível ver cardápios amplos e super saborosos em que os peixes da região são contemplados com muita veemência e criatividade. Como, por exemplo, a utilização do peixe de pirarucu no bolinho ao molho picante (foto).
Mercatto: o encontro da cozinha contemporânea com interiorana

Outro estabelecimento que respeita a história do estado de Tocantins, mas com uma pegada mais moderna é o Mercatto. O local atualiza receitas tradicionais com os peixes da região. A coluna provou o espetacular Risoto de limão acompanhado de Pirarucu com farofa de mandioca.
Onde comer em Jalapão
