O universo do eSports tem ganhado cada vez mais destaque no cinema, com produções de curtas, filmes e documentários que exploram o fenômeno global dos esportes eletrônicos. Desta vez, a produção brasileira da Clube Filmes e distribuição da Manequim Filmes é o longa “O Fenômeno eSports”, que chega aos cinemas de todo o país nesta quinta-feira (17/10). O documentário mergulha nos bastidores do crescimento vertiginoso dos eSports, revelando detalhes emocionantes e históricos sobre esse universo dentro e fora do Brasil.
O filme documenta a trajetória dos esportes eletrônicos, que vêm crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo, com um olhar atento sobre eventos de grande porte, como a Brasil Game Show (BGS), o IEM Major Rio 2022, o Esports Awards e o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), além de outros grandes torneios internacionais. O legal dessa produção é que busca desmistificar e apresentar ao público o impacto cultural e econômico dos esportes eletrônicos, que já movimenta milhões e envolve uma legião de fãs.
Para o diretor Fabrício Bittar, o filme exigiu uma jornada intensa de pesquisa e descobertas no universo dos eSports para mostrar, de diferentes perspectivas, como esse cenário vem crescendo, desde as competições amadoras até o nível profissional. “Exploramos o tema de forma cuidadosa, trazendo múltiplos pontos de vista sobre o que está por trás desse fenômeno. Como documentarista, meu papel foi investigar e aprender junto ao público, trazendo as várias camadas desse mundo que está em plena ascensão. Espero que todos se conectem com a experiência e vejam o quanto os esportes eletrônicos têm impactado o Brasil e o mundo”, comenta.

Além de capturar o clima de grandes competições , “O Fenômeno eSports” retrata a rotina dos jogadores profissionais e revela os bastidores de uma indústria em rápida expansão. Segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB) 2024, 85,2% dos brasileiros já enxergam os eSports como uma atividade séria e de grande comprometimento, reforçando sua relevância no cenário cultural e econômico do país. Uma rápida pesquisa pode deixar isso bem claro para quem quer saber como funciona e como está o estado atual desse grande braço da indústria dos videogames.
O documentário conta com depoimentos de grandes nomes do cenário, como Gabriel “FalleN” Toledo, João “Flakes Power” Sampaio, Rodrigo “El Gato” Fernandes, Alexandre “Gaules” Borba, Nyvi Estephan e Bruno “PlayHard” Bittencourt.
O lançamento faz parte da Carteira de Projetos da Vitrine Filmes, aprovado no Edital de Distribuição de Produção Audiovisual da Lei Paulo Gustavo, no Estado de São Paulo. Para outras informações sobre a estreia, acompanhe as atualizações nas redes sociais da Manequim Filmes e nos sites dos cinemas.