Menu
Brasília

Celina assina ordem de serviço para expansão do Metrô em Samambaia

Serão feitos no local 3,6 km a mais de via, além de duas novas estações, três viadutos e quatro arelas de pedestres

Carolina Freitas

19/02/2025 15h31

54338044489 97f2405f5e k

Foto: George Gianni/VGDF

A vice-governadora Celina Leão assinou, nesta quarta-feira (19), ordem de serviço para expansão da linha 1 do Metrô no trecho Samambaia. Serão feitos 3,6 km a mais de via, além de duas novas estações, três viadutos e quatro arelas de pedestres. O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio de recursos próprios e do BNDES, vai investir no local cerca de R$400 milhões.

Os 3,6 km a mais de via serão feitos a partir da estação Terminal Samambaia até o subcentro oeste da cidade, próximo à 1ª Avenida Sul, que conecta Samambaia Norte à Samambaia Sul. As duas novas estações, nº 35 e nº 36, serão construídas nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Centro Olímpico da região. Os viadutos contarão com agem de pedestre integrada e, assim como as arelas, ficarão instalados nos principais pontos de circulação utilizados pela população.

Cerca de 12 mil pessoas que utilizam o metrô, diariamente, em Samambaia serão beneficiados com a expansão. “Nós já tínhamos um estudo sobre essa necessidade, e vamos conseguir atender mais de 12 mil pessoas com essa ampliação. São 3,6 km e a obra começa já de forma imediata para que a gente possa entregar esse benefício à população. O transporte público é uma prioridade no nosso governo”, salientou a vice-governadora Celina Leão.

Conforme informações do Metrô-DF, a obra de expansão em Samambaia contará com a realização de projetos executivos, escavação, remanejamento de interferências, novas redes de drenagem, execução de pavimentação, construção de estações, via permanente semienterrada, emissário e a implantação dos sistemas de energia, telecomunicações e mecânicos.

O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, salienta que a obra de expansão do metrô de Samambaia deve ficar pronta em dois anos e meio. “É um investimento em torno de R$400 milhões, e o prazo do cronograma é de dois anos e meio. Junto com a expansão de Ceilândia, que a gente aguarda liberação do edital, e a aquisição de novos trens teremos um avanço muito grande. A expectativa é que dobre a capacidade do metrô no final de todas as obras e isso para o transporte público é fundamental”, afirmou.

Mais expansão

Atualmente, o Metrô-DF tem 42,38 km e liga a região istrativa de Brasília às de Ceilândia e Samambaia, ando pela Asa Sul, Setor Policial Sul, Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), Guará, Park Way, Águas Claras e Taguatinga. Os trens transportam, em média, 160 mil usuários por dia. Além da expansão em Samambaia, está em processo final de revisão, junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), a republicação do edital de licitação da expansão do metrô em Ceilândia.

Segundo a vice-governadora Celina Leão também foi aberta a licitação para a contratação de serviços especializados para a elaboração de estudos de viabilidade para a implantação da Linha 2, que ligaria as regiões istrativas do Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro à Rodoviária do Plano Piloto e Esplanada dos Ministérios. O recebimento das propostas vai até 25/02/2025. Após o processo de licitação e a do contrato, a empresa vencedora tem 12 meses para apresentar os resultados dos estudos.

“Entregando as propostas será escolhida a com menor preço e então nós teremos 12 meses para a empresa entregar esse estudo. A partir da elaboração do estudo poderemos iniciar uma nova licitação para uma nova linha de metrô. Estamos falando de uma ampliação de grande porte”, explicou Celina. “A ideia é que cidades inteligentes cada vez mais investem em transporte de massa, que as pessoas não tenham necessidade de ter um carro. Queremos ter um transporte público tão bom que as pessoas não precisem investir em um carro e consigam usar o transporte público”, acrescentou a vice-governadora.

Novos trens

O diretor-presidente do Metrô DF, Handerson Cabral, adiantou que ainda existe um projeto aprovado no Ministério das Cidades para a aquisição de 15 novos trens para o DF. “Com esse projeto aprovado, estamos agora buscando duas alternativas, uma que seria um financiamento via BNDES e através de outras fontes, inclusive internacionais. No mês de abril devemos fazer o primeiro evento de compra desses trens que será uma audiência pública. Depois disso tem o processo de licitação. O que estamos planejando é que ao longo deste ano de 2025 a gente consiga fazer todo esse rito istrativo, com a conclusão da licitação em 2026”, salientou.

A expectativa é que todo o processo dure em torno de quatro anos. “Objetivamente a nossa população terá esses trens em torno de quatro anos, que é quando casa com o final das obras da expansão de Ceilândia. O planejamento é avançar nessas obras de expansão e na compra dos trens. Quando tivermos as obras concluídas teremos trens novos. Com o fim das obras e novos trens vamos ar a atender 420 mil ageiros por dia”, frisou.

Tarifa zero no Carnaval

Em relação a tarifa zero no Carnaval, de 1º a 4 de março, anunciado pelo GDF nesta semana, o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, explicou que o transporte público do DF está preparado para trabalhar com acréscimos, conforme a demanda vista nas festividades dos últimos anos. “Estudamos como o transporte se comportou nos últimos Carnavais e estamos preparados para atender essa oferta com acréscimo de até 35%. Vamos ter o reforço de frota, que não deve ser igual um dia normal, mas será em torno de 80% de um dia comum. Mas estamos preparados para colocar todos os ônibus na rua e também alterar linhas porque o eixo de deslocamento muda”, disse.

O secretário também pede atenção aos foliões quanto ao cuidado com o transporte público, evitando vandalismo. “O que estamos preocupados de fato é com o vandalismo, sempre ocorre esse tipo de ação e estamos preparando uma operação muito mais segura em relação a isso. Teremos um Carnaval muito mais seguro dos últimos tempos. Contamos com a colaboração das pessoas para que não haja vandalismo e que todos possam andar de forma segura”, completou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado