O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) abriu licitação para a compra de 15 bandeirões — com tamanho de 14m x 20m — para cerimônias da Troca da Bandeira da Praça dos Três Poderes. De acordo com a corporação, a previsão de gasto é de até R$ 315 mil pelo pavilhão nacional.
Segundo o chamamento publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de 18 de julho, as empresas interessadas terão até 30 de julho para apresentarem propostas. Serão 12 unidades para a troca mensal, durante cerimônias na Praça dos Três Poderes, e outros três bandeirões, que ficarão como reserva técnica — para casos de intercorrências e trocas antes do prazo de 30 dias.
“A Troca da Bandeira é uma das maiores expressões do turismo cívico do país e marca todo primeiro domingo do mês, como manda a Constituição Federal. Quanto à vida útil do objeto, a média de consumo mensal é de uma bandeira por mês, haja vista à exposição constante às intempéries do tempo (vento forte, temporal, seca, calor, etc.) e à necessidade de constante atendimento à Lei nº 5.700/1971, por se tratar de símbolo nacional”, justifica a nota do Corpo de Bombeiros.
Cada bandeira custará — caso atingido o valor máximo da compra — R$ 21 mil.