A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) instaurou, neste sábado (13/4), um inquérito para investigar a morte de uma criança de 8 anos após a participação no chamado “Desafio do Desodorante”, viralizado em redes sociais.
Segundo informações apuradas pela corporação, o incidente ocorreu no último dia 10 de abril, quando a criança inalou o gás de um desodorante aerossol enquanto realizava o desafio. Após a inalação, a vítima sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi levada ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Ela chegou a ser reanimada após cerca de 60 minutos, mas não apresentou reflexos neurológicos. O óbito cerebral foi confirmado três dias depois.
A morte foi registrada oficialmente pela família neste sábado, quando também foi aberta a investigação para apurar as circunstâncias do ocorrido, incluindo como a criança teve o ao conteúdo e quem são os responsáveis pela publicação do desafio.
De acordo com a PCDF, dependendo do resultado das investigações, os envolvidos podem responder por homicídio duplamente qualificado — por uso de meio que gera perigo comum e por se tratar de vítima menor de 14 anos — crime cuja pena pode chegar a 30 anos de prisão.
O delegado-chefe adjunto da 15ª DP, Walber José de Sousa Lima, atenderá a imprensa nesta segunda-feira (14/4), às 9h, na sede da unidade policial.