Na manhã desta quarta-feira (5), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou uma operação que objetivou em reprimir uma associação cibercriminosa, radicada no Estado de Pernambuco, voltada à prática de estelionato, na modalidade de fraude eletrônica.
Os infratores criavam falsos perfis no Whatsapp, colocando fotos de diversos políticos do alto escalão do Poder Executivo, como ministros de estado e presidentes de partidos políticos, para abordar as vítimas, em sua maioria, representantes de órgãos do governo ligados à pasta ministerial.
Com o apoio operacional da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil do Estado de Pernambuco—DPCRICI/PE, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo dois deles na cidade de Jaboatão dos Guararapes e o terceiro na cidade de Paulista, localizadas na região
pernambucana.
Na operação foram apreendidos diversos equipamentos de informática ligados à essa central de distribuição de sinal de internet clandestina.
Devido à complexidade de o à comunidade/favela localizada em Piedade, o principal suspeito da investigação percebeu a presença dos policiais no bairro e conseguiu empreender fuga.