Gente, estou aqui me preparando para ir dar uma pedalada na orla, quando recebo um print da Karla Sofía Gascón no meu grupo de fofoqueiras.
Sabemos que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta sexta (14) os vídeos de apresentação dos artistas nomeados ao Oscar 2025. Só que a Karla Sofía Gascón, que foi indicada à estatueta de melhor atriz por sua atuação em Emília Pérez (2024), virou chacota na página oficial do prêmio. Lembrando que a atriz espanhola foi acusada de racismo e xenofobia por conta de tuítes publicados entre 2020 e 2021.
Enquanto a nossa Fernandinha Torres ultraou seus concorrentes no engajamento do perfil do Oscar, Karla Sofía não foi bem recepcionada pelo públicos. Tanto que os internautas brasileiros ficaram comparando o desempenho artista ao de Rafa Kalimann na novela Família É Tudo (2024).
“Ótima atriz! Me lembrou a maravilhosa atriz brasileira Rafa Kalimann, ambas artistas”, comentou Silvestre Mascarenhas, em tom de ironia.
Até a novela fictícia Pé de Chinesa, que viralizou nas redes sociais no ano ado, foi usada como indireta para a espanhola. “Essa não é aquela atriz que fez Pé de Chinesa?”, afirmou um. “Adorei o filme, o estilo do roteiro me recordou de uma novela muito aclamada aqui no Brasil, Pé de Chinesa… Dois grandes ícones que transparecem diferenças culturais de uma maneira única”, disse outra.
Indicado a 13 Oscars, o filme Emília Pérez tem sido alvo de ataques nas redes sociais por conta das declarações de Karla Sofía Gascón e do diretor Jacques Audiard. O francês declarou em algumas entrevistas que não se deu o trabalho de pesquisar sobre a cultura mexicana para escrever o roteiro do longa-metragem, que é apontado como um retrato caricato do México. Além disso, a escolha de atrizes que não são latinas também gerou controversas.