O russo Marat Safin foi eliminado na estréia pela segunda vez seguida na temporada. Depois de cair diante do brasileiro Flávio Saretta na primeira rodada do Masters Series de Hamburgo, há duas semanas, o ex-número um do mundo perdeu hoje e deu adeus a Roland Garros.
Safin encarou o chileno Fernando Gonzalez, nono favorito ao título, e fez um jogo equilibrado no começo, mas não ou o bom momento do tenista sul-americano e foi eliminado por parciais de 6/3, 1/6, 6/3 e 6/1.
O russo abusou dos erros não-forçados (50, contra 21 de Gonzalez) e falhou muito na conclusão das jogadas após o segundo saque (37% de aproveitamento, contra 50% do chileno). Nos aces, sete pontos para cada lado.
Enquanto Safin dá adeus a Roland Garros, outro ex-líder do ranking entrou em quadra e garantiu classificação para a segunda rodada. O australiano Lleyton Hewitt, 14º favorito, encarou o tcheco Jan Hernych e teve dificuldades no começo, mas depois se encontrou em quadra e finalizou o jogo com um pneu (6/0). As parciais foram de 7/6 (7-5), 3/6, 6/2 e 6/0.
Hewitt encara na seqüência da competição o francês Mathieu Montcourt, que eliminou o brasileiro Marcos Daniel.