O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou para a tarde desta terça-feira (17) uma reunião com os chefes dos demais poderes para tratar da grave crise ambiental que assola o país.
Brasília viveu na segunda-feira (16) um dia assustador, com incêndios por toda a volta, chegando muito próximos das casas das pessoas, especialmente no Setor Militar Urbano e no Noroeste. Mas não é somente em Brasília o problema: as queimadas se espalham por todo o país.
E acabam virando um problema político e econômico para o governo Lula. Econômico, porque os incêndios afetam as safras, e isso vai impactar no preço dos alimentos, e pode mesmo levar o Comitê de Política Monetária (Copom) a elevar novamente a taxa de juros.
Político, porque o governo Lula tem um discurso de preservação do meio ambiente, e os picos das queimadas no país já estão atingindo números muito próximos dos picos no governo Jair Bolsonaro, que não tinha essa preocupação. É o que mostram Alexandre Jardim e Rudolfo Lago no JBrNews de hoje.