O australiano Robbie McEwen justificou porque veste a camiseta de melhor sprinter desta edição da Volta da Itália ao acelerar nesta sexta-feira (12/5) e conquistar a sexta etapa da competição, entre as cidades de Busseto e Forli, com 227 de extensão.
O cilcista da Davitamon deu um sprint final de 71 km/h e superou o alemão Olaf Pollack (T-Mobile), segundo colocado, que assumiu a liderança da competição pelos 12 segundos de bonificação que recebeu.
Durante os primeiros 204 km, três competidores abriram vantagem: o ucraniano Sergiy Matveieiv (Ceramica Panaria), o francês Cristophe Edaleine (Crédit Agricole) e o espanhol Andoni Aranga (Euskaltel). Mas nenhum deles conseguiu escapar do pelotão de trás, e a chegada foi em bloco, como previa o percurso plano.
Entre os favoritos para a vitória final, os italianos Paolo Savoldelli (Discovery), Danilo Di Luca (Liquigas), Ivan Basso (CSC) e Damiano Cunego (Lampre) chegaram junto com o pelotão e continuam no páreo.
A Volta da Itália segue amanhã com uma etapa de 236 km entre as cidades de Cesena e Saltara. O percurso tem uma montanha a 100 km da chegada e outra a 40 km.