Menu
Mais Esportes

Brasil 1 já iniciou preparativos para próxima perna

Arquivo Geral

30/05/2006 0h00

Durou pouco a comemoração pelo terceiro lugar na regata local de Portsmouth, disputada ontem. Um dia depois, os velejadores do Brasil 1 já iniciaram os preparativos para a oitava perna da Volvo Ocean Race, que terá largada na próxima sexta (2/6). 

A disputa parece ser fácil já que a etapa começa na Inglaterra e termina na Holanda. O detalhe é que os competidores terão que dar a volta pela Grã-Bretanha, em um percurso de 2700 quilômetros, que deve ser marcado pelo clima ruim. 

“Temos de aproveitar que essa vai ser uma semana mais tranqüila para descansar bastante, já que essa próxima perna promete ser das mais difíceis”, avisa o timoneiro André Fonseca. “Se, para chegar aqui, já enfrentamos ventos fortes, imagina para dar a volta na ilha. A volta pode até ser pequena, mas deve demorar bastante”, completa o proeiro Kiko Pellicano.

Nos mares do Sul, a distância da regata seria percorrida em aproximadamente três dias. Desta vez, porém, o tempo será bem maior. “Falam em uma semana ou até dez dias. Apesar de já termos dado a volta ao mundo, essa perna pode ser a mais difícil da regata”, afirma João Signorini.

Durante a própria regata de segunda-feira, o Brasil 1 teve uma mostra das variações climáticas na Inglaterra. Nas três horas de prova, os veleiros encontraram ventos fortes e fracos, sol e chuva e céu aberto e fechado, tudo em um percurso de duas milhas. “O tempo aqui é imprevisível. Está fazendo um dia bonito e de repente chove. Essa volta pode ser assim”, explica Fonseca.

Enquanto os velejadores se preparam mentalmente, porém, a equipe de terra não terá tantas tarefas assim. Após uma semana cheia para preparar o barco para a regata local, o Brasil 1 não precisará de muitas mudanças para a perna. “Precisamos mexer em algumas velas. É claro que o barco nunca está perfeito, mas não temos tanta coisa assim para fazer”, analisa o comandante Torben Grael.

A largada da oitava etapa será nesta sexta-feira, às 13h30 de Brasília, 17h30 no horário local. Com 52 pontos, o barco brasileiro ocupa a terceira colocação na classificação geral, atrás dos Piratas do Caribe, que possuem 59,5 e do ABN Amro 1, com 84,5.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado