Menu
Mais Esportes

Brasileiro está próximo de chegar ao cume do Everest

Arquivo Geral

10/05/2006 0h00

O alpinista brasileiro Rodrigo Raineri deve tentar no próximo final de semana alcançar o cume do Monte Everest, maior montanha do mundo, com 8.850 metros de altitude. Se conseguir, ele se tornará o primeiro atleta nacional a chegar ao topo da montanha sem oxigênio suplementar, utilizando a sua face mais difícil, a Norte, do Tibet.

No momento, Ranieri está a 7.100 metros de altitude, local conhecido como Colo Norte. Seu companheiro na empreitada, Vitor Negreti está a 6.500 metros. "Conversei com o Vitor Negrete no Acampamento Base Avançado e a minha aclimatação não estava perfeita. Então decidi subir e estou aclimatando por aqui", declarou o alpinista, via telefone satelital.

De acordo com o planejamento, Ranieri chega ao Acampamento 2.500 metros acima nesta quinta-feira. Daí tentará atacar o topo. "Tem uma previsão de bom tempo para o dia 13. Tem muita gente aqui na montanha que vai tentar o cume entre os dias 12 e 14. Se eu me sentir bem lá no Acampamento 2, pode ser que eu tente o cume. Vamos ver", declarou.

Negreti, que esteve no cume com oxigênio suplementar em junho de 2005 (na ocasião, por uma questão de segurança, ficou a 50 metros do topo) deve demorar um pouco mais para tentar chegar ao ponto mais alto do mundo.

"Ele está cuidando da garganta e vai aguardar outra janela de bom tempo, que deve ser na próxima semana. Se eu achar que as condições não estão 100%, desço novamente e aguardamos junto para outra tentativa" revelou Ranieri.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado