A seleção brasileira de judô terá uma excelente oportunidade de se aperfeiçoar na próxima semana, quando a equipe principal masculina do Japão treina em São Paulo. É a primeira vez que os japoneses trazem o que possuem de melhor na modalidade para o Brasil.
A delegação nipônica é composta por 15 atletas, entre eles o tricampeão olímpico da categoria ligeiro Tadahiro Nomura (até 60kg) e os campeões mundiais médio Hiroshi Izumi (até 90kg), meio-pesado Keiji Suzuki (até 100kg) e pesado Yasuyuki Muneta (acima de 100kg).
O Brasil estará representado por sua equipe titular no Campeonato Pan-Americano 2006, além do time "B", e dos titulares sub-26 e da categoria júnior. Campeão mundial meio-leve João Derly (até 66kg), tem presença garantida, assim como Flávio Canto e Tiago Camilo.
O treinamento acontecerá em dois períodos na Arena Olímpica de Judô, no complexo do Ibirapuera. Na sexta-feira (12/05), Brasil e Japão seguem para Maringá, onde irão participar do Desafio Internacional, programado para o dia 13 de maio.