"Deu tudo certo. Estava rápido e me sentindo bem na competição. O resultado é fruto do trabalho forte que venho fazendo", comentou Camilo, que não descarta nem confirma a subida definitiva para o médio. "Ainda é cedo para falar disso. Vou treinar e pensar muito a respeito ainda", acrescentou o judoca, que, com o título, assegurou a vaga na Pré-Seletiva para o Pan 2007 no médio, em outubro.
Como reserva de Flávio Canto no meio-médio, Camilo já está garantido na fase final da seletiva em dezembro. O atleta terá que decidir em qual peso tentará a classificação para os Jogos Pan-Americanos de 2007. Camilo competiu no médio o Brasileiro em virtude da contusão de Fabrício Cadore, seu companheiro de clube.
O outro destaque da primeira rodada de combates neste sábado foi o meio-pesado Luciano Correa, que também ficou com o ouro. O judoca fez uma das lutas mais disputadas do dia, contra Leonardo Leite, seu tradicional adversário em seletivas. Os dois se encontraram na semifinal, com o combate sendo decidido a favor de Luciano por waza-ari, no golden score.
"Meu planejamento inclui disputar o maior número de competições possível para pegar ritmo até a seletiva. O Brasileiro faz parte desse processo e foi bom lutar com o Leo Leite, a quem costumo enfrentar nas seletivas. Meu objetivo é voltar à Seleção Brasileira", disse Luciano, bronze no Mundial de 2005 e atual titular da equipe sub-26 do Brasil.
Luciano e Tiago foram os autores dos ippons mais rápidos da primeira fase do Brasileiro. Ambos venceram seus adversários na final em apenas 38 segundos. Luciano bateu Kleber Ramalho (PR), enquanto Tiago derrotou Walter Pereira (PB). “Nunca tinha enfrentado o Kleber. O uchi-mata entrou no tempo certo”, falou Luciano, do Minas Tênis Clube.
O Campeonato Brasileiro 2006 classificará o campeão de cada categoria no masculino e no feminino para a Pré-Seletiva do Pan 2007, a ser disputada no dia 21 de outubro. Participam desta fase de seleção, além do campeão brasileiro 2006, o vencedor do Troféu Brasil 2006, o campeão brasileiro júnior 2006 e o campeão pan-americano júnior 2006. No feminino, participa ainda a campeã do Campeonato Nacional Feminino Sesc 2005. Há ainda a possibilidade de indicações técnicas.
O vencedor desta Pré-Seletiva de outubro fará a Seletiva Nacional, em dezembro, contra o titular e o reserva da equipe sênior 2006 e o titular e o reserva da seleção sub-26. Desta Seletiva saem dois judocas que participarão de competições na Europa em 2007, para que seja conhecido o representante do Brasil no Pan do Rio de Janeiro.
Bronze
O lutador Antoine Jaoude conquistou na noite desta sexta-feira a medalha de bronze na categoria até 96kg, estilo livre, do Campeonato Pan-Americano de Luta Olímpica, que está sendo realizado no Botafogo. A medalha de ouro ficou com o norte-americano Nik Fekete, e a prata, com o cubano Michel Batista.
"Desde 2003, em Santo Domingo, que venho batendo na trave. Ainda sofro um pouco com a falta de ritmo de luta em relação aos estrangeiros. O Nik e o Michel acabaram de participar do Circuito Europeu e estão numa grande fase. Poderia ter ido melhor, mas estou satisfeito em colocar o Brasil no pódio no primeiro dia do Pan, que sempre é o mais complicado", diz Antoine Jaoude, que nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo foi medalha de prata.
No domingo, o Pan-Americano terá as disputas da Luta Feminina. Juliana Borges e Rosângela Conceição, campeãs em 2005, são os destaques da equipe brasileira.
"Estaremos lutando em casa, com os prováveis atletas que disputarão os Jogos Pan-Americanos de 2007. Será difícil, mas estou concentrada para as lutas. Quero o tricampeonato e, para tirar ele de mim, as adversárias terão de sambar muito", brinca Juliana Borges, campeã em 2004 e 2005.