O australiano Robbie McEwen (Davitamon) venceu hoje a quarta etapa da Volta da Itália, a última disputada na Bélgica, que teve 193 km de extensão entre as cidades de Wanze e Hotton. McEwen venceu com tempo de 4h38min51s, seguido dos italianos Paolo Bettini (Quick Step) e Alberto Loddo (Selle Italia).
O argentino Axel Maximiliano Richeze (Ceramica Panaria) conquistou um ótimo quarto lugar, enquanto o alemão Stefan Schumacher (Gerolsteiner) chegou no primeiro pelotão e segue com a camisreta rosa de líder.
A diferença de Schumacher sobre o segundo colocado na geral e atual campeão da Volta, o italiano Paolo Savoldelli (Discovery), permanece em 13 segundos, assim como os 23s sobre o terceiro colocado, o também italiano Davide Rebellin, companheiro de equipe de Schumacher.
Essa foi a segunda vitória do australiano na atual edição da competição. Na segunda etapa, ele superou o italiano Alessandro Petacchi (Milram), que teve uma queda na etapa seguinte, sofreu uma fratura na rótula do joelho esquerdo e teve de abandonar a prova. Ele vai operar o joelho hoje e sua participação na Volta da França está muito ameaçada.
Nesta quarta-feira, não haverá prova pois os ciclistas têm um dia de descanso e deixarão a Bélgica. A quinta etapa já acontece na Itália, entre as cidades de Piacenza e Cremona, e será um contra-relógio por equipes, com 38 km de extensão. Numa etapa desse tipo, uma equipe sai de cada vez para tomar tempo, com todos os ciclistas.