Menu
Brasil

Copiloto de helicóptero da Polícia Civil do RJ é baleado na cabeça durante voo

Felipe Marques Monteiro teria sido atingido por criminosos da comunidade. Ele dirigia uma aeronave do Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil

Redação Jornal de Brasília

20/03/2025 12h27

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

BRUNA FANTTI
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) –

Um copiloto de helicóptero da Polícia Civil do Rio de Janeiro foi baleado na cabeça em pleno voo durante operação policial na Vila Aliança, zona oeste da capital fluminense, nesta quinta-feira (20).

Felipe Marques Monteiro foi levado para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, zona sul, onde a por cirurgia. Seu estado de saúde é gravíssimo.

Segundo a Polícia Civil, Monteiro foi baleado durante operação para prender uma quadrilha especializada em roubos de carros.

A corporação, em nota, relacionou o caso à ADPF das Favelas, que lista uma série de medidas para a realização das operações, inclusive sobre o uso de aeronaves.

“O que antes era um equipamento que causava temor aos criminosos, com efeito inibitório e dissuasório, hoje é alvo desses bandidos por meio de armamentos de guerra. Desde o início da ADPF, houve um aumento de mais de 300% de ataques às aeronaves policiais, o que demonstra que tal decisão ou a ser fator estimulante e encorajador de ataques aos helicópteros”, disse a corporação.

“Vale reforçar que a tática de atacar aeronaves policiais demonstra claramente o empoderamento dessas organizações criminosas que se fortaleceram após as restrições às operações policiais impostas pela ADPF 635”, acrescentou.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, as aeronaves, que antes eram utilizadas como plataformas de tiro e apoio para proteção das equipes policiais e da população, “foram praticamente proibidas de serem utilizadas”.

No próximo dia 26, o STF (Supremo Tribunal Federal) deve retomar o julgamento da ação, que corre há quase cinco anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado