Menu
Brasil

Governo de SP amplia vacinação contra a gripe para a população acima de seis meses

Na capital paulista, a oferta de vacina para todos acima de seis meses teve início na segunda (19)

Redação Jornal de Brasília

20/05/2025 13h11

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

PATRÍCIA PASQUINI
FOLHAPRESS

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo ampliou, a partir desta terça-feira (20), a vacinação contra a gripe nos 645 municípios do estado para toda a população acima dos seis meses de idade. A imunização é a melhor forma de se proteger contra a doença.

Na capital paulista, a oferta de vacina para todos acima de seis meses teve início na segunda (19).

Neste ano, a vacina foi incorporada ao Calendário Básico de Vacinação, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Diante disso, o esquema teve início para os grupos prioritários -idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e doentes crônicos.

Até a quinta-feira (15), a cobertura vacinal contra a gripe era de 24,41% no público-alvo em todo o estado de São Paulo.

A secretaria orienta os grupos prioritários -gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de seis anos de idade e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais (como doenças cardiorrespiratórias, obesidade, diabetes, entre outras) -a se vacinarem o quanto antes, pois são mais suscetíveis ao desenvolvimento de formas graves da doença.

O melhor cenário é tomar a vacina antes de o vírus circular. Ela demora até duas semanas para surtir efeito, mas a produção maior de anticorpos ocorre com quatro semanas.

Quem ainda não tomou a vacina contra o vírus influenza em 2025 e reside no estado paulista pode procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado