Menu
Literatura

Valdir Oliveira lança livro sobre crédito e pequenos negócios

Obra reúne reflexões sobre a importância do crédito para a sobrevivência de pequenos empreendedores e a economia local

Redação Jornal de Brasília

22/02/2025 7h51

valdir

Maiara Marinho
[email protected]

O livro ‘Reflexões sobre Crédito e Pequenos Negócios’, de Valdir Oliveira, será lançado na próxima terça-feira (25), no restaurante BSB Grill, localizado na Asa Norte, às 18h. “Isso começou muito com o Jornal de Brasília”, contou o autor, destacando que, entre 2019 e 2023, ele assinou uma coluna de economia no jornal. Os artigos, que geraram debates sobre o tema, foram organizados e transformados em um livro.

Aos 58 anos, Valdir traz uma bagagem de quatro décadas de experiência com o assunto. “Muitos negócios deram certo, vi também muitos negócios que quebraram. E, ao longo desse tempo, eu vi a importância do crédito, porque os pequenos negócios dependem dele”, explicou.

Em 2019, no Distrito Federal, havia cerca de 7 mil empresas de pequeno porte que tomaram crédito. Já em 2024, esse número saltou para 12 mil. Em contrapartida, as empresas de grande porte aram de 128 mil tomadoras de crédito em 2019 para 256 mil em 2024.

Quando observadas as operações de crédito para pequenas empresas, elas caíram de 113 mil em 2016 para 55 mil em 2024. Por outro lado, as operações de crédito para empresas de grande porte aumentaram significativamente, saltando de 6 mil em 2016 para 31 mil em 2024. No último ano, as pequenas empresas do DF registraram R$ 595 mil em concessões de crédito, enquanto as grandes empresas receberam R$ 2,1 bilhões no mesmo período.

Atualmente, existem mais de 33 mil empresas de pequeno porte no Distrito Federal, das quais 20 mil são de serviços, 9 mil de comércio, 2 mil de construção e 1 mil de indústria. Os dados são do DataSebrae.

Posologia certa

Além de ser ex-diretor superintendente do Sebrae no DF, Valdir também foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Brasília entre 2017 e 2018 e tem uma longa trajetória no Banco do Brasil. “Nós temos 23 milhões de pequenos negócios e em cada um deles tem esposa, tem filho, tem funcionários, estamos falando de 100 milhões de pessoas envolvidas no Brasil, então, praticamente metade da população brasileira tem impacto de alguma forma com esses pequenos negócios”, comentou Valdir.

whatsapp image 2025 02 21 at 17.38.23
Foto: Arquivo Pessoal

No livro, ele aborda a importância do crédito para os pequenos negócios, fazendo uma analogia com a medicina. “O crédito é como um remédio. Se ele for dado na posologia certa, salva o paciente. Mas se você errar a posologia, pode matar o paciente”, afirmou.

Entre 2022 e 2024, a taxa média de inadimplência de pequenas empresas cresceu de 4,06% para 8,16%. Para as grandes empresas, a taxa de inadimplência foi praticamente estável, subindo de 0,00% para 0,01% no mesmo período.

O especialista acredita que um dos principais desafios enfrentados pelos pequenos empresários hoje é a alta da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. Segundo ele, a definição da taxa depende das expectativas de economistas e CEOs das instituições financeiras sobre o futuro do Brasil. “Se eles mantiverem uma expectativa preocupante, vão para a proteção para evitar a inflação e aumentar a taxa de juros, porque reduzem o recurso que está indo para consumo. É assim que ele faz esse movimento”, explicou Valdir.

Em sua análise sobre a realidade do empreendedorismo brasileiro, Valdir destacou o papel fundamental dos pequenos negócios. “Eu digo em um artigo que, se nós temos um herói no Brasil, esse herói não está no setor público, ele está no setor privado. São esses pequenos negócios que am o dia e a noite abrindo e fechando suas portas, sustentando suas famílias”, afirmou.

Os pequenos empreendedores, segundo ele menciona, são responsáveis por 52% dos empregos no Brasil e desempenharam um papel crucial durante a pandemia, quando as grandes empresas realizaram demissões em massa. “Os pequenos seguraram e responderam por 70% da geração de empregos na família”, ressaltou.

Ao longo de sua carreira, Valdir procurou descomplicar a linguagem econômica, buscando tornar o conteúdo ível não apenas aos pequenos empresários, mas também à população local. “Agora é hora de retribuir para a cidade de Brasília todo o conhecimento que eu adquiri aqui”, concluiu.

Serviço

  • Lançamento do livro “Reflexões sobre Crédito & Pequenos Negócios”
  • Data: 25 de fevereiro de 2025
  • Horário: 18h
  • Local: Restaurante BSB Grill, na SCLN 308, em Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado