Neste domingo, 25 de maio, os jardins do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB) se transformam em palco para a música brasileira de raiz. A partir das 16h, o público poderá assistir gratuitamente à terceira apresentação da temporada do Projeto Cartola, que desta vez recebe o grupo Choro Livre, sob comando de Reco do Bandolim, e o consagrado cantor, compositor e pesquisador Alfredo Del-Penho — indicado ao Grammy Latino e um dos grandes nomes do samba contemporâneo.
A temporada do Projeto Cartola no CCBB propõe um reencontro afetivo com o universo poético de Agenor de Oliveira, o Cartola, mestre do lirismo e do samba de alma. Com interpretações potentes e repertório que costura tradição, crítica e delicadeza, Del-Penho levará ao público a força de sua trajetória de 25 anos, marcada por mais de dez álbuns, prêmios importantes e colaborações com grandes nomes da música brasileira.
A programação, que segue até 3 de agosto com apresentações quinzenais aos domingos, convida o público a ocupar os espaços abertos do CCBB com shows para todas as idades, sempre com entrada gratuita mediante retirada de ingressos no site ou na bilheteria física.
Além do CCBB, o Projeto Cartola também realiza atividades no Clube do Choro e no Eixão do Lazer, com agenda até o fim de agosto. A curadoria artística reúne nomes de diferentes gerações e sonoridades da música brasileira, como Nilze Carvalho, Vidal Assis, Moyseis Marques, João Cavalcanti, Ellen Oléria, Dhi Ribeiro, Teresa Lopes, Marina Iris e Fabiana Cozza — entre outros.
O projeto ainda conta com a ação “Vem pro CCBB”, que disponibiliza uma van gratuita para facilitar o o do público, partindo da Biblioteca Nacional até o centro cultural. É uma forma de garantir que mais pessoas possam viver a experiência de se conectar com a poesia atemporal de Cartola — em roda de samba, ao ar livre, como manda a tradição.
SERVIÇO
O Projeto Cartola
Local: Jardins do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília)
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul
Período: Até 03 de agosto
Ingressos gratuitos, mediante retirada no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília.
Classificação indicativa: livre