Menu
Música

Festival Urgente: Música boa de todos os cantos do país em um só lugar

O evento acontece neste sábado (29) e domingo (30), com entrada gratuita, na Galeria dos Estados

Alexya Lemos

28/03/2025 5h00

Atualizada 27/03/2025 16h10

samba urgente nov2023 foto 63 ed créditos renato cortez

Samba Urgente. – Foto: Divulgação/Renato Cortez

Choro, pagode, MPB, samba, hip hop, frevo, música afro-brasileira e muitos outros ritmos marcam a terceira edição do Festival Urgente! Neste fim de semana, a partir das 18h, a Galeria dos Estados recebe mais de 10 artistas de diferentes partes do Brasil para celebrar a diversidade musical com o público brasiliense.

A expectativa inicial era de até 3 mil pessoas por dia, mas, segundo o idealizador e músico Márcio Marinho, “todas as edições sempre foram lotadas. Uma surpresa nesta edição é que, em menos de dois dias, já foram retirados mais de 9 mil ingressos.”

O Festival tem como objetivo ocupar o espaço público, convidando as pessoas da cidade a conhecer novos talentos locais e de outros estados. Sobre a apresentação de novos nomes da música, Marinho destaca: “Tem artistas que talvez não sejam tão conhecidos, mas são compositores de peso e possuem um trabalho relevante na cena musical.”

“A importância do festival está na diversidade que ele traz para a população da cidade”, complementa Marinho.

O line-up inclui nomes como o compositor e cantor Douglas Germano, a DJ Ketlen, com forte influência black, a sambista e pagodeira Rafa Laranja, o cantor Moyseis Marques, que mistura samba, forró e MPB, e o Maestro Spok, instrumentista que promete agitar o público com frevo.

Além disso, o evento contará com o Folha Seca, instituto que preserva a percussão afro-brasileira, a banda Face Quarteto, com uma fusão de samba, choro, jazz e frevo, o grupo Saudando o Choro, composto por seis talentosos instrumentistas, o sambista Toninho Geraes, a cantora Ellen Oléria, que traz samba, forró e maracatu ao palco, e o violinista francês Nicolas Krassik, referência atual de violino na MPB.

Dois outros nomes se destacam: o DJ Leo Cabral, que mistura sons nacionais e internacionais, e Nilze Carvalho, uma referência da MPB. O DJ Leo, que adora combinar samba, rock, salsa, funk, cumbia, carimbó, piseiro, axé, MPB, jazz, afrobeat, reggae e rap em seu setlist, diz: “Gosto de amizades coloridas e de uma pista dançante onde o enroscar musical amoroso faça parte da gostosa aventura de conhecer pessoas e ritmos novos.”

Já Nilze Carvalho, que iniciou sua carreira na infância e, aos 15 anos, já fazia turnês pela Europa, Ásia e Estados Unidos, também será presença confirmada. Indicada ao Grammy Latino, ela chegou a ser apresentadora de programa de TV e é um ícone da música brasileira.

E, claro, o anfitrião do evento, a banda Samba Urgente, que surgiu em 2018 com uma roda de samba informal que atraiu mais de 7 mil pessoas. O grupo mistura samba clássico e pagode, focando na segurança, representatividade e no combate ao assédio em seus eventos.

Victor Angeleas, também idealizador do evento, explica que “o Festival Urgente surgiu dessa ideia de unir, em uma só noite, artistas diferentes em um lugar de afeto, amor e alegria.”

O festival contará com intérpretes de Libras e entrada gratuita, mas é necessário retirar os ingressos antecipadamente pela plataforma Sympla.

foto 9
Edição 2022 do Festival Urgente/ Divulgação

O Samba Urgente é uma realização do Beco da Coruja e Samba Urgente, com patrocínio da Claro via Lei de Incentivo à Cultura do DF e do Programa Conexão Cultura DF, reforçando a importância do investimento cultural para a valorização da cena artística da cidade.

FESTIVAL URGENTE
Data: Sábado (29) e domingo (30)
Horário: A partir das 18h
Local: Setor Comercial Sul, Quadra 2  – Galeria dos Estados
Ingressos retirados gratuitamente na plataforma Sympla.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado